Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” vai oferecer atividades especiais em janeiro

Além do curso de férias “AnimaZoo Adolescente”, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará outras três atividades especiais em janeiro no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

O público poderá conhecer o Museu de Zoologia, participar da visita monitorada “Conhecendo os animais que vivem em Sorocaba” e ainda conhecer os animais idosos que vivem no “Quinzinho de Barros”.

Nos dias 12, 13, 14 e 26, 27 e 28 de janeiro, quem for ao Zoo de Sorocaba poderá visitar o Museu de Zoologia e conhecer mais de perto seu acervo, composto por peças biológicas e animais taxidemizados (empalhados). A atividade ocorrerá das 9h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.

Inaugurado em 1988, o museu conta com cerca de 1.000 peças, dentre elas os famosos animais taxidermizados, além de crânios, esqueletos, animais conservados em álcool, penas, bicos etc.

Durante a visita, as pessoas verão de perto algumas peças bastante curiosas ou raras, como por exemplo: o enorme crânio de hipopótamo (que muitos visitantes acham ser um dinossauro!), o pequeno tamanduaí taxidermizado (que é a menor espécie de tamanduá existente), a famosa barata gigante (que na verdade é um crustáceo), os espinhos de um porco-espinho ou até a pegada de um filhote de urso-de-óculos.

Para a visita ao Museu de Zoologia será permitida a entrada de 20 pessoas por vez, de modo que os participantes consigam aproveitar a atividade da melhor forma possível! A duração da visita é de cerca de 30 minutos e a participação é por ordem de chegada.

Visita monitorada

Outra atividade educativa será a visita monitorada “Conhecendo os animais que vivem em Sorocaba”, que ocorrerá nos dias 12, 13, 26 e 27 de janeiro, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30.

Na visita, as pessoas vão conhecer sobre os animais que vivem em Sorocaba e sobre o importante papel que o Zoo cumpre para a conservação destes animais. Entre os animais, os participantes terão a oportunidade de saber algumas características e curiosidades de animais como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-parda.

Além disso, poderão conhecer o Setor de Biologia e Veterinária (importante setor do Zoológico e que é o responsável por garantir a saúde e o bem-estar dos animais do Zoo) e o Setor de Nutrição (responsável por elaborar e garantir que os animais recebem uma alimentação balanceada e de acordo com as necessidades de cada espécie).

Para participar, basta fazer a inscrição prévia através do site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/) a partir de 5 de janeiro de 2018. A atividade tem vagas limitadas.

Animais idosos

Outra oportunidade única oferecida pela Sema será de conhecer os animais idosos que vivem no “Quinzinho de Barros”. A atividade ocorrerá nos dias 14 e 28 de janeiro, entre 11h e 16h, em frente ao recinto dos animais. Não há necessidade de inscrição prévia.

O intuito da ação é tornar o público mais próximo dos animais idosos do zoo, gerando uma identificação com os mesmos e sensibilizando para a conservação da biodiversidade de espécies da fauna.

O público poderá ver como é o tratamento carinhoso e especial que alguns dos animais mais antigos do zoo recebem. Nestes dias os visitantes poderão ver os elefantes caminhando, a onça-pintada brincando, a mandril fêmea e os macacos-aranha comendo e até mesmo o hipopótamo abrindo sua enorme boca.

Estes animais vivem no zoo há bastante tempo e podem ser considerados “idosos”, ou seja, eles já viveram bastante e sua idade está próxima ou até mesmo supera o tempo de vida estimado para outros indivíduos da mesma espécie.

É sabido que a expectativa de vida dos animais que vivem sob cuidados humanos (em cativeiro) tende a ser maior do que aquela dos animais que vivem na natureza (em vida livre). Isso ocorre porque estes animais recebem abrigo, cuidados médicos regulares (preventivos ou tratamentos), alimentação de qualidade, frequente e balanceada, além de estarem livres de predadores. No Zoo de Sorocaba esta realidade não é diferente e o que o público verá faz parte da rotina de cuidados que estes animais recebem.

Segue abaixo a programação da atividade:

– Macacos-aranha brincando: 11h

– Hipopótamo abrindo a boca: 13h

– Mandril fêmea comendo: 14h

– Onça-pintada brincando: 15h

– Elefantes caminhando: 16h

Serviço

Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

Rua Teodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência

Telefone: (15) 3227.5454