A Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, abrirá licitação para a contratação de uma nova empresa de ônibus que vai operar o chamado lote 2 no lugar da STU (Sorocaba Transportes Urbanos). O valor estimado é de R$ 651 milhões por um contrato de oito anos, com a possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período.

A STU atualmente opera com 60 linhas de ônibus, possuindo uma média de mais de um milhão e seiscentos mil passageiros por mês. Hoje ela opera linhas do transporte público municipal juntamente com a Consor (Consórcio Sorocaba).

A Urbes iniciou os preparativos para a abertura da concorrência pública com a realização de uma Audiência Pública. Na ocasião o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, iniciou apresentando o projeto, na sequência abriu-se espaço para um debate, que teve como objetivo elucidar dúvidas e receber sugestões para serem consideradas como subsídios para o aprimoramento do serviço de transporte coletivo urbano e para a elaboração do edital de concessão desse serviço. A realização da audiência atendeu à lei federal nº 8.666 e ao decreto municipal nº 1.161, de 2018. Não houve contestação quanto ao projeto e sim elogio por parte do sindicato dos motoristas.

A concessão do transporte deverá ter prazo inicial fixado em 8 anos. O período poderá ser prorrogado por mais 8 anos, de forma que o prazo máximo da concessão poderá ser de até 16 anos. O Contrato será projetado em duas fases em razão do BRT, a primeira fase contará com uma frota de 192 carros, e uma segunda fase com 136 ônibus, pois algumas linhas serão absorvidas pelo BRT. A previsão é que o edital seja publicado na segunda quinzena de janeiro.

5 Comentários

  1. Chega de carroças, o povão merecem confortos, especialmente com ar condicionado hoje se tornou-se comum em cidades médias e grandes !!

  2. INFELIZMENTE SOROCABA ESTA PENDENDO ATÉ PARA CIDADES COMO OSASCO E SÃO JOSE DOS CAMPOS ONDE A FROTA TEM AR CONDICIONADO TV DIGITAL E WIFI !!

  3. Esperamos que o transporte coletivo de nossa cidade melhore com a contratação da nova empresa de ônibus… o transporte coletivo de nossa cidade já teve seus dias de gloria, mas atualmente, trabalha com carros sucateados, muitos deles com mais de 10 anos de uso…. Passou da hora de nossa metrópole ganhar veículos com mais tecnologia e conforto, tanto para os passageiros, quanto para o motorista e a conservação de meio ambiente com controle de poluição…. mas tudo a seu tempo, o importante e que o primeiro passo já foi dado, que e a abertura de nova licitação….

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here