Sorocaba registra 9 casos suspeitos de febre amarela; ações preventivas são feitas

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Sorocaba já registra nove casos suspeitos de febre amarela. De acordo com nota da Prefeitura de Sorocaba, enviada ao Portal Ipa Online nesta manhã de terça-feira (6), os casos registrados estão em diversas regiões da cidade.

Segundo o texto, toda suspeita de febre amarela é notificada e amostras de exames são enviadas para o Instituto Adolfo Lutz.

O prazo para saber o resultado dos exames e confirmar as suspeitas é de aproximadamente dez dias após o recebimento das amostras para o IAL, mas por conta do quadro epidemiológico atual do Estado de São Paulo e a alta demanda de amostras de diversos municípios que estão sendo enviadas ao Instituto, os resultados podem demorar mais tempo do que o normal.

Em Sorocaba, as ações preventivas contra a febre amarela começaram no dia de 3 de janeiro e passaram pelas regiões de Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Bairro dos Morros, Regiões parciais das zonas sul e oeste, além de Éden e Cajuru.

Até o dia 31 de janeiro, 61.383 pessoas foram imunizadas nessas ações. As equipes da Divisão de Zoonoses realizam um raio para bloqueio e nebulização em casos suspeitos de febre amarela. Em Sorocaba são realizadas ações diárias o ano todo trabalhando casos de dengue, chikungunya, zika e suspeitos de febre amarela.