A Prefeitura de Sorocaba modernizará o Sistema de Estacionamento Rotativo, mais conhecido como Zona Azul, em Sorocaba, com o lançamento do Zona Azul Digit@l.

Para implantar o sistema digital e facilitar a vida da população, a Urbes – Trânsito e Transportes desenvolveu estudos para a utilização de um novo modelo de gestão, com o emprego de tecnologia avançada.

“A nossa previsão é que a ferramenta esteja concluída e implantada no primeiro semestre deste ano. Além do aplicativo, será ampliado o número de vagas de estacionamento rotativo em nossa cidade. Atualmente temos em torno de mil vagas. A nossa ideia é chegar a cinco mil vagas espalhadas pela cidade, em locais de grande circulação, como o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e o Poupatempo de Sorocaba”, destacou o presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.

O aplicativo será gerenciado pela própria Urbes, por meio de seus colaboradores, que serão treinados para operar o sistema.

Os motoristas vão poder baixar gratuitamente o programa em qualquer smartphone, nas plataformas IOS e Android, facilitando na hora de comprar o bilhete de estacionamento. A obrigatoriedade do uso do cartão continuará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h, por um período de uma ou duas horas.

A Urbes ressalta que de qualquer maneira vai continuar utilizando por um período os cartões até a adaptação da população ao novo sistema, que serão comercializados nos postos de venda autorizados, ampliados com essa expansão. Além disso, uma nova campanha educativa também será realizada.

A revitalização do estacionamento rotativo em Sorocaba visa aumentar a oferta de vagas de estacionamento nas vias, através da rotatividade, permitindo que diversos veículos, de forma alternada, utilizem a mesma vaga ao longo do dia, auxiliando na fluidez do trânsito e otimizando o acesso da população aos serviços e atividades econômicas do Centro de Sorocaba. A Zona Azul Digit@l também tem como objetivo combater o comércio clandestino de cartões e coibir a atuação dos guardadores de carro, mais conhecidos como “flanelinhas”.

Desde que foi revitalizado, em março do ano passado, o sistema de estacionamento é operacionalizado por um sistema manual de preenchimento via talonários de papel. Com a modernização do sistema, a ideia é facilitar a vida do cidadão na busca por postos de venda, combate à ação de vendedores clandestinos e a falsificação dos cartões de Zona Azul.

1 Comentário

  1. Incluir como prioridade o zoológico de Sorocaba
    Onde flaneloēs mandam e desmandam
    Prejudicando a população.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here