A garça avistada no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, com um lacre de plástico preso em seu bico finalmente foi pega na tarde desta sexta-feira (14) e o material retirado. O trabalho foi realizado pela equipe do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), após a ave ser pega, ela passou por uma avaliação com o médico veterinário André Costa e o biólogo Marcos Tokuda, ambos funcionários do zoo. Apesar de estar bastante arisca, foi constatado que a ave está saudável e ela já foi solta no próprio parque. O trabalho também contou com a participação de tratadores de animais do zoo.

A equipe do zoo chegou ao local por volta de 14h e levaram balde com peixes para utilizar como isca. Os funcionários conseguiram pegar a ave quando ela bicou a isca. A ação durou em torno de 40 minutos.

O fato mobilizou durante toda a semana o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental e a Prefeitura de Sorocaba. Na última segunda-feira (10), a equipe do zoo esteve no Parque “Carlos Alberto de Souza” e tinha constatado que a garça, apesar de estar com o lacre preso em seu bico, estava saudável, pois não impedia que ela respirasse e nem que abrisse o bico e se alimentasse de peixes pequenos, que é o que existe no lago. Na última quinta-feira (13), a equipe do zoológico retornou ao local, mas também não conseguiu capturar a ave.