Sorocaba tem frota de ônibus mais velha que a permitida, diz vereador

O vereador Péricles Régis (MDB) divulgou, nesta quinta-feira (31), um material que denuncia a frota de ônibus mais velha que a permitida.

Segundo ele, por contrato, os ônibus do transporte público de Sorocaba não podem ter idade média superior a cinco anos, mas a realidade encarada pelos munícipes é outra. De acordo com dados disponibilizados no portal da transparência da Urbes, empresa pública responsável pelo sistema, desde novembro de 2016 a idade média da frota está superando o limite permitido. Um requerimento do vereador está questionando se as empresas que operam o sistema (STU e Consor) estão sendo autuadas pelo descumprimento do contrato.

A redação pediu nota de posicionamento para a Prefeitura de Sorocaba e Urbes, porém até o momento elas não se manifestaram.

Após o último reajuste da tarifa, Péricles iniciou uma campanha colaborativa de fiscalização nas redes sociais chamada #meubusão. “Me chamou a atenção o número de pessoas que me mandaram fotos de ônibus que tinham seis, sete, oito anos de fabricação. Eu só não imaginava que a idade média da frota superava o especificado em contrato e que o governo estava sendo conivente com a situação há tanto tempo”, critica o vereador.

Pelo portal da transparência da Urbes, a idade média dos ônibus em novembro de 2016 era de 4,99 anos. No mês seguinte, passou a 5,07 anos e não voltou mais para patamares abaixo da idade limite prevista em contrato. Nos meses de março e junho do ano passado a frota atingiu sua maior idade média, com 6,14 anos.

Péricles encaminhará ao Executivo um requerimento no qual questiona porque os cerca de 380 veículos que operam no sistema de transporte público estão com idade defasada há tanto tempo sem que a Urbes pressione as empresas. Também questiona quais as sanções aplicadas a estas empresas, incluindo o valor total em multas. “Estamos falando de uma cidade que acabou de reajustar o valor da tarifa sob forte protesto da população, que exige mais qualidade para um dos transportes mais caros do País”, protesta o parlamentar. “Neste cenário de desrespeito ao usuário, fica muito difícil querer incentivar o uso do transporte público. É por isso que cada vez menos pessoas usam o transporte público, apesar de Sorocaba ter uma população que só cresce”.

O parlamentar ressalta que, segundo relatório oficial da Urbes, presente também no portal da transparência, em 2014 foram transportados 59 milhões de passageiros durante o ano, número que caiu para 57 milhões no ano seguinte. Em 2016, nova queda: 54 milhões de passageiros; e em 2017 uma redução ainda mais drástica para 48 milhões. Os dados de 2018 ainda não estão fechados, mas mostram uma tendência de queda, totalizando 39 milhões de passageiros, ainda faltando serem computados os meses de novembro e dezembro. “Enquanto os grandes centros mundiais enxergam no transporte público uma saída para o trânsito, Sorocaba praticamente vai empurrando as pessoas para a aquisição de veículos próprios”, conclui. O requerimento do vereador será levado a plenário para aprovação em 5 de janeiro, na sessão que marca o fim do recesso do Legislativo.

10 Comentários

  1. Nao foi em 2016, Vereador Péricles, que o “nobre vereador” pediu “exoneração” da Policia Militar para não ser julgado por “extorsão” ?
    E não e o mesmo Péricles, que possui um Blog de Vagas de Empregos, com anúncios vagas “copiados” de outros meios de mídia da região, sem autorização por escrito dos mesmos, o que caracteriza crime de direitos autorais, ou seja, “plagio” ?
    E agora, pagando de bom moço, vem criticar o transporte coletivo de nossa cidade, o qual, o Sr. nem usa ? Nao sejamos hipócritas…. se a população tem memoria curta, eu não tenho !

    “Digo a verdade, doa a quem doer”

  2. E ai “Prefeitinho bajulado”. A ofensa e o primeiro sintoma do desespero !
    E o Lula ta preso babaca !!!

  3. A Urbes , sob orientação do Prefeito Crespo já havia pedido uma ação eficaz , todavia , as empresas amparadas pela Lei , podem recorrer , o que acontece, haja vista que a prefeitura age sempre na forma da lei
    Não obstante , com a implantação do BRT todas estas divergências deverão ser sanadas , para atender a população de forma que merece , com respeito .

  4. Ao tomar posse o gestor administrativo assume os bonus e ônus. Dizer que herdou o problema e dar nome as pessoas e coisa de gente fraca.

    • Acho que coisa de gente fraca e apoiar vereador que responde a processo por Quebra de Decoro e processo civil por ameaçar servidor publico. Coisa de gente fraca e apoiar pessoas que usam carros oficiais e servidores municipais para levar filho na escola e ir fazer compras em horário de expediente usando carro de órgão publico…. Coisa de gente fraca e defender vagabundo condenado ha 12 anos de prisão e chama-lo de “preso politico”, dentre outras coisas….

      “Digo a verdade, doa a quem doer”

    • Vamos partir desta sua primícia ! Você compra uma casa…. 04 anos depois você encontra um cadáver na sua lage. Dai você chama a Policia….
      Levando em conta que, quando você comprou a casa, “herdou o bônus e o ônus” desta casa, significa então você e que vai passar 25 anos preso por homicido e omissão de cadáver ?
      Opa, dai não e bem assim não e ? E diferente você vai pensar…. Pois e…. “Pau que da em Xico, da em Francisco”

      “Digo a verdade, doa a quem doer”

      • Agora da uma coçadinha no meu ovo esquerdo RC’s. Sem encostar no direito viu? Se não troco vcs por outros parasitas melhores.

      • Prefeitinho bajulado… Ovo esquerdo, achei que AMEBA MORTA não tinha isso ! kkkkkkk…. Vai digitar um currículo Petralha, quem sabe arrumando um emprego e deixando seu “bolsa família” de lado, você se de melhor na vida…ainda da tempo de se inscrever no “supretivo” !

  5. Vale lembrar que a frota sucateada, como mostrado na reportagem, já vem antes da atual gestão, portanto, e de total responsabilizada na gestão Pannunzio ! Cabe agora ao atual governo Crespo corrigir mais uma das milhares de “burrices” cometidas pelo ex-Prefeito Turista Pannunzio !

  6. Ah tah! Isso é Lei né, mais uma que não é cumprida por esse governo medíocre, daqui a pouco vem os comissionados defender o prefeitinho…. afinal tem que garantir o salário que o povo paga…pra acabar viu!

Comments are closed.