Esquadrilha da Fumaça se apresenta nesta 5ª na região do Palácio dos Tropeiros

Nesta quinta-feira (11) a partir das 13 horas, a Prefeitura de Sorocaba promove uma festa em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro). O evento, que é aberto ao público, acontece nos jardins do Paço Municipal e marca o retorno à cidade do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, que se apresenta especialmente para as crianças e o público presente.

A apresentação da “Esquadrilha da Fumaça”, de acordo com a prefeitura, ocorre às 15 horas e terá a duração total será de cerca de 30 minutos. Apesar do tempo nublado, o Ipa Online foi informado que até momento a programação está mantida.

Desde que as chefias autorizem, os servidores que trabalham no Paço Municipal podem conferir a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Os serviços não serão afetados, pois haverá o revezamento dos profissionais durante o período em que houver o evento.

Cerca de 1.400 crianças das várias escolas municipais vão participar da festa. De acordo com a organização do evento, as crianças das escolas particulares e do Estado também estão convidadas, assim como as demais crianças do município, frisando que tudo vem sendo preparado com muito carinho para todas elas.

Atrações especiais e gratuitas

Dentre as atrações para os pequenos e adultos, a festa contará com brinquedos diversos, dentre eles os infláveis, como cama elástica, recreadores e equipes de artes marciais; apresentação do Teatro Super Amarelinho; a Via Maker Education, start-up ligada ao Parque Tecnológico que trará a Oficina de Lego; o Circo Stankowich, com seus artistas, entre palhaços, malabaristas e bambolês; e a Banda Marcial, que também se apresentará para a alegria dos pequenos.

O helicóptero Águia ficará baseado no circuito da festa e a cavalaria e os cães do canil da Polícia Militar do Estado de São Paulo estarão presentes ao lado dos cães do Canil Municipal da Secretaria de Segurança e Defesa Civil. Animais taxidermizados (“empalhados”) e outras atividades voltadas à preservação das espécies e do meio ambiente poderão ser vistos no ônibus de Educação Ambiental. Já o projeto Educa Feira, do programa Feira Amiga, ensinará o público como melhorar o aproveitamento dos alimentos e evitar o desperdício.

Todas as atrações são o resultado do esforço conjunto da Aeronáutica, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Chefia do Gabinete do Executivo, do Fundo Social de Solidariedade e das secretarias de Comunicação e Eventos (Secom), Cultura e Turismo (Secultur), Esportes e Lazer (Semes), Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), Desenvolvimento, Trabalho e Renda (Sedeter), Saúde (SES), Planejamento e Projetos (Seplan), além do Parque Tecnológico e da Urbes – Trânsito e Transportes.

A mega festa também terá duas atividades paralelas: uma promovida pela Aeronáutica, por meio do EDA, que receberá doações de livros infantis e outros em bom estado (sem carimbo ou selo de instituições); e a outra dos atiradores do Tiro de Guerra, que solicitam a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado à Legião da Boa Vontade (LBV).