O prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), prometeu que, até o fim do seu mandato, irá zerar a fila de creches. A promessa foi feita nesta quinta-feira (1º) de manhã, durante a divulgação, na Câmara de Sorocaba, do balanço de seu primeiro ano de mandato.

Crespo voltou a citar sua intenção de transformar os prédios da Oficina do Saber em creches. Ainda segundo ele, foram economizados R$ 35 milhões em contratos de merendas.

O prefeito discursou aos vereadores por cerca de 1 hora e divulgou um balanço de suas ações realizadas em 2017 e planos para os próximos anos de mandato.

Botão do Pânico

O chamado Botão do Pânico será lançado na próxima quinta-feira (8), às 11h30, na Prefeitura de Sorocaba. O Projeto do aplicativo passou pelos últimos testes em meados de janeiro. O aplicativo faz parte do plano de governo de José Crespo que incumbiu a vice-prefeita Jaqueline Coutinho, por ser da área de segurança, a missão de tocá-lo. O Botão do Pânico é mais uma ferramenta que as mulheres com medidas protetivas terão, para se proteger de eventuais agressores.

Voluntariado

O prefeito revelou que seu governo conta com 534 voluntários para trabalhar na prefeitura. Segundo ele, são pagas somente as despesas necessárias para o voluntariado. Alguns deles, citou como exemplo, atendem inclusive na área de odontologia.

Segurança e mobilidade

Crespo também informou que a muralha eletrônica foi ampliada com mais câmeras pelo município. Já a Zona Azul deve se tornar digital até junho deste ano. O dinheiro para a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) já está liberado e seu primeiro itinerário deve funcionar entre as regiões norte-sul.

Até o mês de março Sorocaba terá mais 30 ônibus novos das duas empresas operando pelas ruas da cidade.

Saúde

A maior conquista até então, citada por Crespo, na área da saúde, foi a volta do atendimento pediátrico na UPH (Unidade Pré-Hospitalar) da Zona Norte. O democrata também citou a ampliação de horário em 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 14 reformas em andamento nestes tipos de unidade.

Recursos Hídricos

O prefeito citou a obra feita na adutora rompida em fevereiro do ano passado, o financiamento de R$ 100 milhões para serem investidos em tratamento de água esgoto, a inauguração do reservatório no Jardim dos Estados e o início de obras na Estação de Tratamento de Água do Vitória Régia.

Planos para a cidade

Como obras planejadas, deve ser criado o crematório municipal e a Praça da Juventude no bairro Piazza di Roma.

Obras

O democrata declarou que mais de 200 mil metros quadrados de buracos já foram tapados em todo o município. A cidade conta atualmente com cerca de 700 contêineres e a ação continuará. Um posto do Corpo de Bombeiros também será construído na Zona Norte.

Pessoas em situação de rua

Em certo ponto, enquanto divulgava o balanço, o vereador José Francisco Martinez (PSDB) questionou Crespo sobre as pessoas em situação de rua em diversas regiões de Sorocaba. O prefeito respondeu que “que não pode fazer nada com pessoas desocupadas”. Ele aproveitou para reclamar “que não há lei que permita a guarda municipal retirar estas pessoas das vias da cidade”. “Estamos tentando fazer com que elas voltem para suas famílias, mas acontece que elas não os querem de volta”, finalizou.