O prefeito José Crespo (DEM) assinou a autorização para a implantação do BRT (Bus Rapid Transit), na manhã desta segunda-feira (15), no Paço Municipal. A empresa vencedora da concorrência internacional que assume o contrato é a Consórcio BRT Sorocaba, que vai implantar e operar o sistema BRT no município.

O Consórcio BRT Sorocaba vai preparar os projetos e na sequência iniciar as obras, com a previsão da conclusão em 18 meses. “Sorocaba ganha muito com isso, é um novo sistema de transporte”, declarou Crespo. Com corredores e faixas exclusivas, as linhas “terão maior velocidade comercial, garantindo pontualidade e regularidade entre as partidas”, ressaltou o prefeito.

A frota será totalmente substituída por veículos novos e mais confortáveis, com ar condicionado e wi-fi. Serão 125 ônibus novos: 41 articulados com capacidade para 141 passageiros; 11 padrons especiais, com capacidade para 96 passageiros e 73 padrons, com capacidade para 82 passageiros.

Os ônibus terão portas em ambos os lados, as da esquerda do veículo terão a mesma altura das plataformas, sem a necessidade dos passageiros descerem ou subirem escadas. As estações para a espera serão tubulares, com ar condicionado e wi-fi e o pagamento da tarifa será pago pelo passageiro no ato de entrar na estação, dando mais agilidade para o embarque nos ônibus.

Ao longo do corredor BRT os pontos de ônibus serão substituídos por estações no canteiro central, garantindo a acessibilidade e segurança. O pavimento, a sinalização e os semáforos serão substituídos e adequados ao sistema. Serão construídos três terminais de bairros para a integração entre as linhas e maior conforto na espera do ônibus.

As obras iniciarão pelo Corredor BRT Itavuvu, que vai sair do bairro Vitória Régia até o Terminal Santo Antonio. Serão 5,5 quilômetros de corredor, um terminal no bairro Vitória Régia, dez estações BRT e duas estações de integração. O corredor estrutural Hermelino Matarazzo terá 1,9 km e cinco abrigos. O corredor estrutural Comendador Oeterer terá 1,7km e seis abrigos.

O corredor estrutural centro vai ligar o Terminal São Paulo ao Terminal Santo Antonio, com 17 abrigos. O corredor estrutural sul terá 4 km e 28 abrigos. No corredor estrutural leste serão 5,9 km e 28 abrigos.

O corredor BRT Ipanema terá 6,2 km, um terminal BRT, nove estações BRT e uma estação de integração. O corredor estrutural General Osório terá 2,2 km e 13 abrigos e o corredor BRT Oeste terá cinco quilômetros de extensão, um terminal BRT, nove estações BRT e uma estação de integração.

O prazo de concessão é de 20 anos e o valor do contrato de R$ 2,4 bilhões. Haverá subvenções, inclusive com investimentos do Governo Federal. Serão R$ 127,2 milhões em recursos do Ministério das Cidades; R$ 6,7 milhões em contrapartida da Prefeitura; R$ 65 milhões em recursos da concessionária que assumiu o contrato.

Dados do BRT Sorocaba

40 km de corredores e faixas exclusivas;

28 Estações de embarque;

4 Estações de Integração;

3 Terminais de bairro;

96 Abrigos novos;

Wi-fi;

6 Novas Linhas Exclusivas do BRT;

125 Ônibus Novos,

Renovação Urbana: adequação de calçadas, ciclovias, mobiliário urbano, paisagismo nas áreas de influência das estações e abrigos.