Por Gustavo Ferrari

O Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba, em reunião realizada na última quarta-feira (9), deliberou “negativamente” contra a construção da guarita da Guarda Civil Municipal (GCM) em frente à catedral, na praça Coronel Fernandes Prestes, no Centro. Se não houver entendimento, o caso deve parar na Justiça.

Segundo o órgão, a construção da guarita se deu de forma “totalmente irregular” e deve ser demolida, sendo reconstruída em local “não tão próximo à edificação tombada“, no caso, a catedral.

Assinado pelo presidente do conselho, o arquiteto Alberto Streb, o documento, protocolizado na Prefeitura de Sorocaba, pede que seja elaborado um projeto arquitetônico completo, com a implantação e as vistas da construção, devidamente aprovados pelos órgãos municipais.

O conselho entende, também, que, devido a obra estar inserida numa área de interesse e preservação cultural histórica, o projeto arquitetônico deverá ser elaborado e assinado por um arquiteto, conforme prevê a resolução 51, artigo 2º, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

12 Comentários

    • Desculpe Dr Advogado. mas esta “estoria” de “ofuscados, pela ação inconsequente, desproporcional e desrazoável do ente público que certamente irá ofuscar o brilho da nossa paisagem, denegrindo a nossa história” não cola de jeito nenhum….

      Me diga uma coisa…. as garotas de programa que ficam quase nuas atras de clientes na praça, não ofuscam o brilho de nossa paisagem ? E os mendigos vivendo na praça e dormindo nas escadarias da igreja, não ofuscam o brilho de nossa paisagem ? E os idosos pervertidos que ficam mexendo com as mulheres que andam pela praça, bem como os que ficam mexendo com as menores que passam não ofuscam o brilho de nossa paisagem ?

      Então, por favor, não venha me dizer que a presença de proteção policial na praça ira ofuscar o brilho de nossa paisagem ! Ira sim, ofuscar o brilho dos VAGABUNDOS e adeptos !!!

      NÃO SEJAMOS HIPÓCRITAS !!!!

      “Digo a verdade, doa a quem doer”

  1. Mais uma promessa de campanha a ser cumprida , com esta grande obra para garantir a segurança da população que circula na praça.
    Sorocaba ao final de 2020 estará entre as 10 melhores cidades , com a sua reeleição ,ao final estaremos entre as 5 melhores em qualidade de vida
    #ajenteaguentaporrada

  2. Quando o assunto é polêmico o prefeito e sua esposa nunca aparecem nas fotos para dar explicações !
    Enviam notas da Secom para justificar os atos e atitudes deste governo medíocre.
    Ridículo esta BASE da GCM na praça .
    Qualquer cidadão que queira fazer um puxadinho em sua casa tem que prestar conta a prefeitura , apresentar projeto assinado por um engenheiro , pagar as devidas taxas à prefeitura , pagar o IPTU no ano seguinte mais caro pois construiu um puxadinho no seu terreno .
    Ai vem a prefeitura constrói um puxadinho em frente a catedral metropolitana e está tudo certo , então qualquer cidadão pode colocar ou construir qualquer coisa em qualquer lugar !
    Faça me um favor ….
    Temos na cidade um Conselho responsável pelo patrimônio histórico e não foi consultado.

  3. De acordo com o preço da obra daria pra compra uma base móvel que tem muito mais serventia, e agora quem vai ressarcir o que já foi gasto?

    • O ministério publico deveria cobrar esse prejuízo do prefeito, quem sabe assim, ele pensa um pouco antes de jogar nosso dinheiro na lata do lixo.

  4. Quem teve essa ideia de gênio em construir uma base da polícia bem na frente da catedral? E a base mais parece um barraco. Jesus amado! Simplesmente conseguiram acabar com o visual da igreja, e de um espaço de preservação historica e cultural. Esse prefeito é tão ruim que acabar com o presente e futuro é pouco pra ele. O sujeito tem que acabar com o passado também. É só por Deus!

  5. Para visão 360º hoje temos tecnologia de câmeras de vídeo muito mais eficientes que o olhar humano,fora que no páteo da prefeitura tem dezenas de micro ônibus e trailers apodrecendo ,barraca é para instalar nas feiras

  6. Será o Crespo um administrador orientado tão mal? Ele não foi orientado que ali é um local que tem 300 anos de história? Acabou com a estética de um lugar bonito e um besta vem fazer uma obra feia demais. Acorda povo que dá tempo de corrigir.

  7. Direto e reto …. onde então instalar a base fixa da Guarda Municipal? Onde instalar a base fixa com visão 360° isto e rua lateral da Catedral x Benedito Pires x Barão do Rio Branco x Praça Central? OU Segurança Pública é um item desnecessário na nossa Cidade! FAÇA ME UM FAVOR….. ENTREVISTA direcionada x matéria tendenciosa. REFLITAM!

    • Muito simples …hoje já existe tecnologia para monitoração 360 a distância. (Smart Cities)

Comments are closed.