Foto: Mariana Martins

Por Gustavo Ferrari

Atenção cidadão e cidadã: se você ainda não fez o cadastramento biométrico nos postos avançados da Justiça Eleitoral, como, por exemplo, no Shopping Iguatemi Esplanada, não se desespere. O eleitor poderá fazê-lo até o dia 9 de maio nos cartórios eleitorais, sem a cobrança de taxa ou multa. A informação é da assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Segundo o órgão, quem não fizer o cadastramento biométrico até o dia 23 de março “terá o título cancelado”. Na prática, o que isso implica? Em nada!

O TRE-SP informa que a pessoa que tiver o “título cancelado” terá até o dia 9 de maio para regularizar sua situação, caso queira votar nas eleições de 2018 e se manter em dia com a Justiça Eleitoral.

Essa data de 9 de maio, conforme a assessoria de imprensa, corresponde ao dia em que fecha o cadastro eleitoral no país todo. A multa só será cobrada se a pessoa não regularizar sua situação e não puder votar. Neste caso, a multa é de R$ 3,51 por turno de eleição sem votar.

Passadas as eleições, prossegue o TRE-SP, o cadastro reabre e o cidadão pode regularizar sua situação, quitando a multa e tirando um novo título.

Quem tiver o título cancelado pode ter problemas na vida civil, que incluem o cancelamento do CPF. Exceção é o maior de 70 anos. Como ele não é mais obrigado a votar, o cancelamento do título não gera nenhum transtorno na vida civil.

7 Comentários

  1. Onde mais alem do cartorio posso faze o recadastramento pos nao fiz a biometria preciso saber o local e horário por favor

  2. MITO SOBRE CANCELAMENTO DO CPF
    De acordo com o órgão, “a legislação eleitoral não prevê, em nenhum momento, o cancelamento de outros documentos a não ser o título de eleitor no caso de o eleitor ficar três eleições consecutivas sem votar ou justificar”. Mesmo nesse caso a multa é de apenas R$ 3,50.

  3. Depois chamam nosso país de “Democrático”, onde se não cumprir as “Ordens da Coroa” sofre severas punições… Ou seja, de 1500 para cá, não mudou absolutamente nada, só mudou os nomes…

Comments are closed.