As demissões na unidade da empresa Toyota em Sorocaba serão acompanhadas por uma comissão especial da Câmara Municipal, formada por, no mínimo, três vereadores. O requerimento solicitando a criação da referida comissão – assinado pelos vereadores Renan Santos (PCdoB), Hudson Pessini (MDB) e Luis Santos (Pros) – foi aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira, 11.

No requerimento, os vereadores observam que a Toyota anunciou a demissão de 500 trabalhadores e o fechamento de um de seus turnos de trabalho. Salientam, ainda, que o Brasil tem mais de 13 milhões de desempregados e que, segundo dados oficiais, Sorocaba conta com aproximadamente 10% de taxa de desemprego.

Para os parlamentares, “por se tratar de indústria do setor produtivo, a queda de produção da Toyota em Sorocaba atinge toda uma cadeia produtiva, gerando, por consequência, mais desempregos, em efeito cascata, o que irá afetar ainda mais trabalhadores do que os demitidos diretamente pela empresa”.

4 Comentários

  1. Vereadores caras de pau …Sem vergonha políticos de carteirinha….nunca vi tanta hipocrisia na política sorocabana….
    Quer dizer que a empresa tem que ser monitorada por demitir….é ainda recontratar quando o mercado aquecer….a empresa demite quem quer e contrata quando quer….Senhores vão fazer o que vcs fora eleitos e são muito muito muito muito muito bemmm pagos pra fazer…legislar …mas por favor legislar com competência….Sem ficar dando título de cidadão emérito….nome de placa de rua….moções….e quando falar na tribuna sejam mais objetivos e parem de mandar saudações e lamber o saco de uma dúzia de pares….vão direto ao assunto e resolvam….é isso que a população espera…gente produtiva ….os tempos são outros…não toleramos mais vereadores babá ovo …e deficiente em tudo que faz.

    Se preocupem em trazer investimentos para a cidade….legislam para desburocratizar os serviços a quem está a fim de produzir de trabalhar….legível para reduzir os tributos municipais mostre que estão aí pelo povo e não contra o povo….já basta a negação que temos como prefeito e vem vcs a ajudam ainda mais termos repulsa de políticos.

  2. O que um trio de vereadores pode fazer, ou pensa em fazer contra a demissão de 500 trabalhadores da indústria privada ?
    Nunca bateram cartão, nunca fizeram três turnos, não entendem nada de produção, nada de economia tampouco de administração de uma fabrica de automóveis.
    “Conseguimos negociar com a direção da empresa, que quando o mercado retomar a empresa se compromete a readmitir apenas os melhores funcionários! Bingo !!!! descobriram a pólvora !

  3. quando digo que nossa câmara Municipal é medíocre sou criticado, é fácil resolver esta questão, tire esta merda de sindicatos das Portas das empresas do Brasil, haverá uma diminuição enorme de demissões.
    e faça um favor Nobre Edil vá trabalhar pelo bem de nossa Cidade, vá fazer para que é pago LEGISLAR e fiscalizar o EXECUTIVO que pelo visto não é a muito tempo..

  4. A empresa quer demitir. Que demita. Que grande bobagem essa de criar comissão para acompanhar… Vai mudar alguma coisa? Que grande falta do que fazer para ganhar DOZE MIL REAIS…

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here