Atualizado às 09h19

O chamado Botão do Pânico será lançado, nesta quinta-feira (8), em Sorocaba. O lançamento oficial do aplicativo para smartphones está marcado para iniciar às 11h30, em solenidade no Teatro Municipal Teotônio Vilela (próximo ao Paço).

Funcionários do Centro de Referência da Mulher (Cerem) participaram na terça-feira (6) de uma reunião com a vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, e com os secretários de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Fernando Dini, e Igualdade e Assistência Social (SIAS), Jeferson Sérgio Calixto, com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas em relação ao aplicativo do Botão do Pânico antes de seu lançamento.

Como funcionará

Após a mulher formalizar a denúncia contra o agressor e um juiz expedir a medida protetiva, a mulher será contatada para ter acesso ao “Botão do Pânico”. Caso o agressor descumpra a decisão e tente se aproximar da vítima, o dispositivo será acionado e imediatamente um chamado de alerta será enviado ao COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil Municipal (GCM). O programa informa a localização da vítima, fotos e informações sobre os envolvidos e começa a captar o áudio do ambiente.
Para o prefeito José Crespo ver mais uma de suas promessas sendo executadas e saindo do papel é uma grande satisfação ainda mais por se tratar de um aplicativo tão importante como este.