Unimed Sorocaba recebe a primeira ‘Geladeira Literária’ de Sorocaba

A primeira Geladeira Literária Itinerante de Sorocaba encontra-se instalada no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), pertencente à Unimed Sorocaba. Uma geladeira estilizada acomoda diversos livros, que ficam à disposição para leitura e empréstimo. A iniciativa é de um grupo de mulheres, fãs de livros impressos, e a gestão operacional é feita pelo Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade (NGES) da cooperativa médica.

Na inauguração, as idealizadoras do projeto Geladeira Literária Itinerante de Sorocaba – Cláudia Cintra Perez, Gisele Muraro Matheus Martins, Maria Dolores Américo Santos, Lúcia Siqueira e Carmen Terezinha Figueiredo – estiveram no HMS e foram recebidas pelos diretores da Unimed Sorocaba: Paulo Hungaro Neto (vice-presidente), Miguel Villa Nova Soeiro Filho (superintendente) e José Augusto Rabello Júnior (diretor de Mercado), assim como pelo diretor técnico do Hospital, Mário Sérgio Moreno.

Lúcia teve a ideia a partir do sucesso da iniciativa em algumas cidades do país. Segundo ela, o objetivo é “estender o prazer e a oportunidade da leitura ao maior número possível de pessoas e levar a ação a outros locais da cidade, tornando-o um projeto social”.

A Unimed Sorocaba foi a primeira instituição que acolheu a ideia. “Ficamos lisonjeados com o pioneirismo, mas o que queremos mesmo é que outras empresas se associem e o projeto cresça”, disse Paulo Hungaro, que foi quem apresentou o projeto ao NGES.

“É uma ideia fantástica e que vem ao encontro de algo que já fazemos na Escola Estadual Monteiro Lobato, adotada pela Unimed Sorocaba. Lá, temos um programa de estímulo à leitura, mais especificamente às obras clássicas. O que vocês estão fazendo reforça essa ação”, destacou Miguel Soeiro.

Todos os livros que ficam na Geladeira Literária foram doados e podem ser lidos no próprio local ou emprestados a clientes, cooperados e colaboradores. “Também é um exercício de cidadania”, comentou Lúcia. “Afinal, conscientiza sobre a importância de devolver os livros, em prol da coletividade. ”Quem deseja fazer uma doação de livro pode deixá-lo na própria geladeira. A manutenção é semanal e realizada pelo grupo de idealizadoras.

O grupo tem uma parceria com a Editora Saraiva, que disponibiliza, dentro da Geladeira Literária, vouchers de 10% de desconto para a aquisição dos seus livros na livraria.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here