Por José Simões

O espetáculo “As Criadas” de Jean Genet estará em cartaz nesta sexta-feira, dia 17 de maio, gratuitamente, no auditório do Sesc Sorocaba às 20h.

O autor coloca no palco um elaborado jogo de humilhação e poder entre patrão e empregado. Para Genet, filho de prostituta e pai desconhecido, que passou grande parte da sua vida em prisões, um dos seus objetivos era dar voz nos seus textos aos malditos e aos humilhados. Sua visão de mundo e escrita contundentes o tornou um autor admirado por Sartre e Foucault entre outros. No palco o homem, segundo Genet, é livre para apresentar as atrocidades que desejar. O palco é o lugar mais próximo da morte.

A montagem é realizada pelo Coletivo TT6, alunos formandos do curso técnico de teatro do Senac-Sorocaba, sob a direção do arte – educador Hamilton Sbrana.

As Criadas foi escrito em 1947 como uma trágica narrativa alegórica na qual duas irmãs, empregadas domésticas, que trabalham em regime de quase escravidão, no dia a dia, enquanto a patroa está fora, constroem elaborados rituais de como se livrar dela. Nada mais atual e arquetípico. A inspiração de Genet para “As Criadas” foi um caso real ocorrido na França das irmãs Papin que mataram a patroa e sua filha no ano 1933.

Em tempos de discussão da relação patrão empregado, proposta pela nova reforma trabalhista, nada mais oportuno.

Os Ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo na recepção do Sesc-Sorocaba.

Serviço

As Criadas
17 de Maio de 2019 – sexta-feira
Sesc Sorocaba Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade
20h
Gratuito
14 ANOS
75 MINUTOS

Jose Simões é professor, encenador e pesquisador na área da Educação, do Espaço Teatral e Teatro-Educação.

Deixe um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here