Fase 4 da Marvel: novos filmes e personagens após “Vingadores” e novo “Homem-Aranha”

Divulgação

Erick Rodrigues

“Vingadores: Ultimato” segue batendo recordes e liderando as bilheterias no Brasil e no mundo, mas muita gente quer saber como a Marvel vai conduzir o Universo Cinematográfico construído pelo estúdio desde o lançamento de “Homem de Ferro”, em 2008.

“Ultimato” está inserido na chamada Fase 3 do Universo Cinematográfico Marvel e, apesar de encerrar ciclos de alguns personagens, o filme não representa o fim desse período. Kevin Feige, chefe do estúdio, confirmou que a terceira fase dos heróis termina com “Homem-Aranha: Longe de Casa”, com estreia marcada para 4 de julho.

Antes mesmo do lançamento do segundo filme do Homem-Aranha sob o “guarda-chuva” da Marvel, em “Ultimato”, os espectadores já ficam com muitas dúvidas sobre o futuro desse universo e da presença de alguns heróis na Fase 4. Sem querer dar spoilers para algum leitor que não tenha conseguido ver o quarto longa da franquia “Vingadores”, mas já foi divulgado, até mesmo antes da estreia, que a obra representaria o fim dos ciclos do Homem de Ferro e do Capitão América, o que teria sido confirmado, inclusive, pelo fim do contrato dos atores Robert Downey Jr.e Chris Evans.

Diante disso, também já se sabe que a Fase 4 da Marvel vai introduzir novas histórias e personagens, além de seguir explorando heróis conhecidos do público, mas que, até agora, não estavam na equipe principal dos Vingadores. Vamos saber mais sobre alguns dos filmes já anunciados para esse próximo ciclo do Universo Cinematográfico, que começa em 2020. Vale lembrar que a ordem dos lançamentos ainda não foi confirmada pelo estúdio.

UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO MARVEL – FASE 4

Divulgação

– Viúva Negra

A personagem de Scarlett Johansson foi inserida em “Homem de Ferro 2”, lançado em 2010, e, depois, ganhou importância nas tramas do Capitão América e, claro, na franquia “Vingadores”. Até agora, no entanto, a personagem não tinha um filme para chamar de seu, mas a Marvel vai corrigir isso. O longa solo da personagem pode estrear no ano que vem, apesar da previsão não ser oficial, e deve contar a origem de Natasha Romanoff, preparada pela KGB para se tornar a melhor agente do governo russo. No ano passado, uma possível sinopse do filme foi divulgada na internet e revelou que, com o fim da União Soviética, a personagem vai viver nos Estados Unidos, depois de passar a ser um alvo dos antigos companheiros. As filmagens do longa devem começar em junho.

Divulgação

– Guardiões da Galáxia Vol. 3

O terceiro filme da franquia “Guardiões da Galáxia” estava programado, inicialmente, para estrear no ano que vem, mas a produção passou por muitas turbulências e incertezas nos últimos tempos e, agora, vai demorar mais para ser finalizado. James Gunn, roteirista e diretor do filme, havia sido demitido por conta de mensagens antigas divulgadas nas redes sociais, o que fez com que a produção ficasse paralisada. Depois de muitas dúvidas sobre a continuidade dos trabalhos, Gunn foi recontratado e já está reintegrado ao projeto, que não tem nova data oficial de lançamento. A trama é mantida em segredo, mas existe a possibilidade de inserir o personagem Adam Warlock, que teve o nome citado no fim de “Guardiões da Galáxia Vol. 2”.

Divulgação

– Doutor Estranho 2

 O herói vivido por Benedict Cumberbatch pode voltar aos cinemas já em 2020, data que ainda depende da confirmação da Marvel. Mesmo com a possível proximidade do lançamento, detalhes sobre a história não foram revelados até agora. Foi divulgado, na internet, um rumor de que “Doutor Estranho 2” poderia apresentar Namor, personagem com poderes semelhantes aos do Aquaman, da DC Comics. A Marvel já confirmou a aparição de Namor e fez até uma referência a ele em “Vingadores: Ultimato”, mas ainda não decidiu em qual filme ele deve surgir. A outra possibilidade, mais plausível, é que ele seja visto “Pantera Negra 2”.

Divulgação

– Pantera Negra 2

A produção de “Pantera Negra 2” já foi confirmada, mas, por enquanto, não há sinopse oficial sobre a sequência da história do rei de Wakanda. Com estreia prevista para 2021, o segundo longa também é alvo de vários rumores, da mesma forma que os demais projetos da Marvel. O principal deles diz respeito à presença de Namor na trama, rival do Pantera Negra nos quadrinhos, o que ainda não foi confirmado, justamente pela possibilidade do personagem também aparecer em “Doutor Estranho 2”, o que teria sido sugerido, nas redes sociais, por Scott Derrickson, diretor da sequência protagonizada por Benedict Cumberbatch.

Divulgação

– Mestre do Kung Fu

O super-herói Shang-Chi deve ser um dos novos personagens inseridos no Universo Cinematográfico Marvel na Fase 4. “Mestre do Kung Fu” é um dos projetos que já estaria sendo desenvolvido pelo estúdio, ainda sem data oficial de lançamento. Nos quadrinhos, Shang-Chi dominava todas as artes marciais, depois de ter sido treinado pelo pai, que era líder de uma organização criminosa. O herói se rebela depois de descobrir o trabalho do pai e decide lutar para proteger as pessoas. Ainda não há informações sobre o roteiro de “Mestre do Kung Fu”, cujo protagonista foi criado na década de 70, durante a moda dos filmes de artes marciais.

Divulgação

– Os Eternos

Esse é o próximo grupo de heróis que a Marvel pretende lançar nos cinemas. “Os Eternos” são uma raça manipulada geneticamente pelos Celestiais, grupo brevemente contextualizado em “Guardiões da Galáxia Vol. 2” por conta da aparição de Ego (Kurt Russell). Por enquanto, ainda é desconhecida a forma como o estúdio vai abordar os novos heróis nas telonas, uma vez que a produção do longa ainda está no início. Há algumas semanas, o filme virou notícia por conta da possível presença de Angelina Jolie, que estaria negociando um papel em “Os Eternos”. A data de estreia do longa também não foi confirmada.

Divulgação

– Capitã Marvel 2

Depois do sucesso do primeiro filme, “Capitã Marvel” teve a sequência confirmada e pode chegar às telonas em 2022. Para muitos, Carol Danvers, a protagonista vivida por Brie Larson, surgiu para conduzir a chamada Fase 4 da Marvel, mas não está claro se e como isso vai ocorrer nesse novo ciclo. A boa história de origem da personagem, com certeza, deixou muita gente curiosa sobre a continuidade da heroína nos cinemas, que surgiu amparada por uma importante mensagem feminista, que combina com a diversidade sinalizada para a próxima fase de filmes do estúdio.

Divulgação

– Thor 4

Assim como ocorreu com os atores Chris Evans e Robert Downey Jr., Chris Hemsworth também teria o contrato encerrado após os três filmes protagonizados por Thor. Só que notícias recentes apontam que o Deus do Trovão pode seguir ativo na Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel. Isso porque o ator teria renovado o vínculo com o estúdio para novos filmes. Rapidamente, começaram a surgir comentários sobre um quarto filme protagonizado pelo herói, uma possível presença dele em “Guardiões da Galáxia Vol. 3” ou ambas as possibilidades. Vamos ter que esperar mais notícias para saber como Thor vai estar inserido nesse universo agora.